segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita de estudo ao bar da escola


A visita de estudo foi guiada pela D. Crisália e D. Cristina e realizou-se no dia 18/12/2009 entre as 14:00h e as 15:e 30h.
Os objectivos da nossa visita penderam mais para o sector da congelação e refrigerção.
No campo da congelação não há muito para dizer a não ser o facto de que é expressamente proibido congelar alimentos no bar, uma vez que desagrega as qualidades dos produtos ali vendidos. Sendo assim as ditas "sobras" de um dia para o outro vão para o lixo pois o bar só comercializa produtos frescos e não congelados.(excepção feita aos gelados que têm de estar acondicionados a uma temperatura regular entre os -18 e os -20).
Outro ponto da visita foi a refrigeração, tendo sido este o ponto de foco principal. Foi-nos explicado com detalhe que, como na arca de gelados, as temperaturas são controladas diariamente, de manhã e ao final da tarde, nos três frigorificos existentes no bar.(temperaturas controladas entre os 4º no max e 0º no min).
No bar da escola foi-nos ainda explicado que existe rotação de stock de acordo co o HACCP que é implmentado há três anos. Todos os funcionários do bar têm formação em HACCP e o bar tem vistorias mensais feitas por engenheiros especializados. Os funcionários fazem a higiene pessoal e do equipamento e registam-no na folha, para o devido efeito, diariamente. Além de tudo isto existe também um controlo de pragas que é efectuado por uma empresa especializada.
No bar da escola é realizada uma selecção a partir de uma lista disponibilizada pelo Ministério da Educação correctamente legislada. Produtos como frutas em pedaços têm que ser comercializados em recipientes em doses individuais e devidamente rotulados. A fruta inteira é comerciaizada em saco individual e as sandes são preparadas para estarem expostas o menos tempo possivel.

CURIOSIDADE: A arca congeladora garante congelação durante cinco horas após uma falha de luz.

Fábio Correia Nº 13 T: PTPCQA

1 comentário: