sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Frutose e Sacarose VS NaCl

Nesta experiencia, que elaborámos num todo, pretendíamos testar alguns métodos de conservação. Testámos a desidratação osmótica por sal e por adição de açúcar (salga do fiambre e compota de maçã).
No nosso protocolo procurámos um meio de comparação e para tal, em cada uma das situações (salga e compota), elaborámos uma receita idêntica mas sem adicionar os conservantes (sal e açúcar). Este era, portanto, o teste de controlo.
Começamos por pesar metade da quantidade total de maçã descascada dentro de uma tina, seguidamente colocamos água a ferver, introduzindo-se somente uma das metades pesadas e açúcar, triturando-se a seguir. Depois de cozida as maçãs, inserimos num frasco e deixamos á temperatura ambiente. Com a outra metade pesada, trituramos e deixamos á temperatura ambiente.
Passadas duas semanas, os resultados foram maravilhosos, do qual obtivemos a maçã triturada com um cheiro de decomposição. E a compota estava com um cheiro agradável.
A parte da salga foi feita a partir do fiambre, do qual pesamos metade da quantidade total de fiambre que tínhamos. Em seguida, cobrimos o fundo de uma tina com sal e colocamos o fiambre por cima, cobrindo-o todo com sal e deixando á temperatura ambiente. Com a outra metade pesada, introduzimos somente o fiambre, deixando-o á temperatura ambiente.
Passadas duas semanas, os resultados foram brilhantes, do qual obtivemos o fiambre introduzido no sal, com um aspecto agradável e cheiroso. A outra metade do fiambre colocado somente á temperatura ambiente tinha um aspecto horrível e com um cheiro desagradável.
No final da experiência concluímos que o açúcar é melhor método de conservação do que o sal.


Realizado pelos alunos do 11ºPTPCQA: Celso Martins, Dana-Lee Schumann, Daniel Santos, Fábio Correia.

1 comentário:

  1. Quando pedi um título original, não esperava nada de transcendente, mas gostei muito do vosso título do blog e considero-o criativo e inteligente. O protocolo que elaboraram foi mais audacioso ao nível da salga do fiambre, pois não sabiamos bem como iria resultar. As diferenças foram óbvias! Gostei do empenho e da relação de entre-ajuda entre os elementos do grupo. Já o relatório... UIiiiiiii

    ResponderEliminar