sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Desidratação e Fermentação Láctica

Numa aula de processamento geral dos alimentos, foi-nos proposto a realização de uma actividade experimental onde o tema era “ A Conservação dos Alimentos”.
Existem vários tipos de conservação e o nosso grupo escolheu a conservação por desidratação (evaporação) e a Fermentação Láctica.
Na desidratação por evaporação utilizámos a maçã e fizemos do seguinte modo, lavámos, cortámos e pesámos a maçã e registámos os valores.
Depois colocámos as fatias de maçã em caixa de petri, metade da maça ficou coberta com papel celofano e colocámos à temperatura ambiente e a outra metade na estufa durante uma hora, depois retirámos e pesámos, para podermos comparar os resultados.
No que diz respeito à fermentação láctica utilizámos como alimento o repolho. Começámos por picar o repolho em fatias finas e colocámos 2 a 3 colheres de sal junto do repolho dentro de um recipiente e metade do repolho colocámos dentro de outro recipiente mas em seco.
Deixámos fermentar o repolho durante 8 a 10 dias e, durante esse tempo, para não deixar que o soro desaparecesse.
Ao fim desse tempo registámos o aspecto do repolho seco e do fermentado.

Os resultados obtidos, no caso da maçã foram: a cor era castanha e era seca, não apresentava bolores (na maçã desidratada). A maçã que esteve à temperatura do meio ambiente apresentava bolores e tinha uma cor castanha.
No caso do repolho fermentado tinha um cheiro diferente do inicial; já ao fim dos 10 dias e o soro aumentou, no repolho não fermentado ficou seco, ganhou folhas castanhas e ganhou um cheiro a mofo.

Rita Botelho
Bruna Martins
Bruna Silva
Daniela Carvalho
Nidia Reis

1 comentário:

  1. Bem, a vossa chucrute não ficou bem como imaginámos... :) Mas mais uns tempos e iria formar um petisco! O vosso trabalho laboratorial correu muito bem, estavam motivadas e empenhadas. O relatório teve algumas lacunas, mas com a continuação do trabalho, hão-de melhorar!

    ResponderEliminar