sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Compotas e pão seco


Realizámos uma actividade experimental em que testámos desidratação osmótica (compota de tomate) e desidratação por evaporação (pão).
Para fazermos a compota de tomate, cortámo-los, retirámos as sementes e triturámos. Para comparar os resultados, dividimos a metade em quantidades iguais, colocámos uma dessas metades exposta ao ar livre e na outra metade colocámos o açúcar e colocámos ao lume. Quando ficou apurado, colocámos num frasco tapado.
Para fazermos a desidratação do pão, cortámos em pedaços pequenos, uma carcaça. Dividimos em metades, uma foi exposta ao ar e a outra foi à estufa a uma temperatura de 150ᵒ C. Quando o pão ficou com um aspecto tostado, colocámos junto da outra metade.
Após duas semanas, pudemos verificar que o tomate triturado tinha colónias de fungos e que o mesmo se verificava no pão.
Com isto, podemos concluir que o açúcar conserva os alimentos porque a compota não ganhou bolores, e que a desidratação também é um bom método de conservação pois o pão que não foi à estufa ganhou bolor.

1 comentário:

  1. O vosso trabalho prático correu muito bem e fiquei muito satisfeita com o vosso à-vontade e organização no trabalho experimental. Houve alguns problemazinhos no relatório, mas certamente que os irão superar!

    ResponderEliminar