segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita de estudo à SICASAL

O que têm para partilhar?

19 comentários:

  1. No dia 4 de Maio, fomos á empresa de Carnes Sicasal, em que fomos recebidos pela veterinária Ana Simões.
    As matérias-primas de fabrico dos produtos processados são: gelo, pasta de carnes, gorduras, espessantes, carne de porco e suíno, condimentos, especiarias, gelificantes e água.
    Os produtos processados são as salsichas, fiambres, morcela, chouriços, presuntos, linguiça, farinheira e chourição.
    As etapas que visualizámos foram a mistura das carnes(sala de pastas) em que as carnes eram trituradas, enchimento, fumagem, cura, expedição, sala de embalamento e esterilização, onde existem as autoclaves.
    Os equipamentos que visualizámos foram a máquina de enchimento, câmara de cura, máquina de embalamento de atmosfera modificada , máquina de embalamento e autoclave.
    Quanto ao controlo de qualidade na empresa, nas salsichas é realizada uma amostragem para realizar a pesagem para detetar se o produto está conforme.
    A nível de curiosidade, a empresa abate cerca de 2.000 mil porcos por dia.
    Acho que a visita foi interessante e produtiva, pois deu para ver como funciona uma empresa de carnes e todos os processos envolventes.
    Ao mesmo tempo, acho que existe um controlo de qualidade rigoroso na empresa pois tudo é controlado para satisfazer as necessidades do consumidor!

    ResponderEliminar
  2. Na visita de estudo á sicasal foi possivel observar a carne de porco entre outros, depois do abate e da desmacha, que é considerado uma máteria-prima mas existem mais como: especiarias, gelo e gordura.
    Nesta empresa existem vários tipos de produtos processados tais como: salsichas,morcelas, chouriços, salame, chourição, linguiça e o bacon.
    Na linha de produção podemos observar o enchimento de chouriço, a fumagem, expeição, embalamento de salsichas e a mistura para salsichas , fiambre e chouriço.
    Os equipamentos utilizados da linha de produção são auto-clave para estrilizar as latas de salsichas, máquina de enchimento, para encher chouriços e salsichas, a câmara de cura que serve para diminuir a água existente que por sua vez previne a contaminação, máquina de embalamento da salsicha, e máquina de atmosfera modificada.
    O controlo de qualidade, controla as amostragens, de salsichas, a sua pesagem, onde vão obter um produto conforme ou não. As analises são realizadas num laboratório externo.
    No geral a visita foi produtiva, podemos observar a matéria dada no módulo 13, que foi transformação dos produtos agro-pecuários.

    Nídia Reis :) beijinhoss..

    ResponderEliminar
  3. Na visita de estudo à Sicasal podemos ver muitas coisas. Em relação às matérias-primas utilizadas na fábrica, são: a carne, em maior percentagem, além de matarem mais de 2000 animais por dia, também têm de comprar carne, pois aquela quantidade não chega para o que a empresa produz.
    Os produtos processados na empresa são: fiambre, salsichas, chouriços, morcelas, toucinho, linguiça, farinheira, chourição e salame.
    As etapas/ linhas de produção eram, após o processamento da carne (mistura da carne com outros ingredientes-chave) eram lançados para as enchedoras onde os produtos eram moldados e saíam conforme a forma caraterística. Por exemplo a salsicha ficava com forma cilíndrica, depois era embalada em latas de metal e depois eram postas em auto-clave. Após estarem 2/3 dias estabilizados de forma a ganharem a água da embalagem de forma a obter o peso liquido descrito na embalagem.
    A data e o lote eram “carimbados” e depois exportados.
    Os equipamentos eram as enchedoras, embaladoras, auto-clave e câmara de cura.
    Quanto aos extras, ou seja, controlo de qualidade alimentar, lembro-me da veterinária ter dito que ela própria ou a engenheira faziam o controlo da salsicha quando iam à zona de produção e pegavam em algumas salsichas e abriam para ver a cor e o peso.
    Na minha opinião a visita foi boa na medida de nunca termos visitado nenhuma fábrica de processamento da carne, o que a tornou produtiva.

    ResponderEliminar
  4. Na visita de estudo feita á Sicasal observamos vários produtos processados desde salsichas, a morcelas até chouriços e fiambres.
    Para o processamento destes produtos são utilizadas várias matérias-primas como, a carne de vaca, cartilagens, muito tecido gordo e aditivos alimentares (espessantes, gelificantes, etc.).
    Através destas matérias-primas são feitos os produtos processados, como salsichas, chouriços, morcelas, mortadela, fiambre, chourição, salame, entre outros.
    Depois de os ingredientes estarem todos adicionados iam para a enchedora, onde iam ser os enchidos ser cheios.
    O fiambre era feito numa sala, á qual não tivemos acesso, pois era lá que eram adicionados todos os condimentos e a receita é “secreta”, só quem a confecciona é que tem acesso a ela.
    As salsichas depois de enchidas são cozidas e através desta máquina onde eram cozidas, eram também pintadas com uma tom acastanhado, depois seguiam na passadeira até que eram embaladas em embalagens de metal ou de vidro (no caso das salsichas para os cachorros).
    Os chouriços e todos os outros enchidos depois da linha onde são enchidos, seguem para câmaras de fumo durante alguns dias e depois para câmaras de cura, no fim de todos este processo eram embalados e prontos a serem expedidos.
    São utilizados vários equipamentos ao longo de todo este processo, tais como, câmaras de cura, câmaras de fumo, as enchedoras, as embaladoras de produtos em atmosfera modificada e as auto-claves (onde eram esterilizadas as embalagens de salsichas).
    Após a realização da visita de estudo posso concluir que foi interessante ficar a conhecer todo este processo pela qual todos estes produtos passam, a única coisa menos agradável foi o cheiro, pois de resto gostei e foi enriquecedor.

    ResponderEliminar
  5. No dia 4 de Maio realizamos uma visita de estudo à sicasal. A sicasal é composta por duas naves, uma é o matadouro outra é a transformação dos produtos, nós apenas visitamos a nave da transformação dos produtos.
    A sicasal fabrica todo o tipo de produtos de charcutaria, chouriços, enchidos, fatiados, fiambre, fumados, presuntos e salsichas. As matérias-primas utilizadas para estes produtos eram as carnes, especiarias, gelo, gordura animal. Os ingredientes e especiarias eram um “segredo” ou seja só um determinado número de pessoas é que sabiam, e nos rótulos das embalagens apenas tinha a informação de 1,2,3,4 ou seja quando os manipuladores fossem utilizar um determinado ingredinte sabiam que tinha de utilizar o número 1 ou 2 mas não sabiam o que continha lá dentro.
    As salsichas eram embaladas em latas de 4, 8 e 24 salsichas por embalagem, esse enchimento era feito manualmente pelos operários, e antes de irem para a expedição iam à autoclave para ficarem completamente esterilizadas.
    No caso da charcutaria fumada como a farinheira e o chouriço preto eram enchidos a através de uma máquina, o operário apenas tinha de colocar a tripa no equipamento e enchia automaticamente, depois o produto era colocado em carros para ir para a sala de fumeiro. Depois de sair do fumeiro era embalados a vácuo. O controlo de qualidade era feito ao longo de todas as etapas, desde a mistura dos ingredientes até ao produto sair para o consumidor.
    A visita no geral foi muito interessante, observei algumas coisas de que não estava a espera sobre alguns produtos como a salsicha e o fiambre, mas foi bom assim tive noção do que realmente leva cada produto e como é feito.

    ResponderEliminar
  6. No dia 4 de Maio de 2011 a turma de processamento e controlo de qualidade alimentar do 12ºano foi visitar a Sicasal uma empresa de abate e transformação dos produtos pecuários.
    Já na empresa fomos recebidos pela veterinária Ana Simões que nos conduziu a uma sala onde nos explicou algumas situações a ter cuidado e onde nos equipámos com os EPI’s.
    As matérias-primas utilizadas nesta empresa para a transformação dos produtos são: carnes, gelo, gelificantes, espessantes, condimentos, especiarias, água, entre outros.
    Os produtos processados na Sicasal são: salsichas (vários tipos), bacon, chouriço, chourição, fiambre, linguiça, farinheira, morcela, etc.
    As etapas de fabrico visionadas nesta visita foram: enchimentos onde as maquinas utilizadas eram as de enchimento, sala de pastas onde a carne era triturada, transformação das salsichas onde existia-a uma máquina que fazia o processo de transformação todo. No embalamento existia as máquinas de embalamento (atmosfera modificada e outras). Outras etapas são: pasteurização onde existe as autoclaves, sala de cura onde os produtos ficam a desidratar para perder aW, para prevenir a contaminação microbiológica.
    ~Quanto ao controlo de qualidade alimentar eram realizados registos de temperatura em várias etapas. Também era realizado o controlo de pesos, liquido e total, frequentemente. O controlo microbiológico é realizado em laboratórios externos.
    Na minha opinião a empresa não tem boas condições para receber visitas de estudo.
    Considero também que não foi muito estimulante pois era complicado de ouvir.
    Apesar disso serviu para ganhar experiencia nos produtos pecuários.

    ResponderEliminar
  7. Na empresa Sicasal as matérias-primas utilizadas são a carne de porco, água e aditivos alimentares.
    Quanto aos produtos processados, são confeccionados chouriços, linguiças, bacon, fiambre, morcela, salsichas, farinheira, chouriço, e salame.
    Ao longo da linha de produção os produtos os produtos sofrem vários processos, o produto ao chegar á linha vem em forma de pasta onde é colocado na enchedora saindo logo com a sua forma característica. Depois de estar “completo” o produto é embalado em latas ou em atmosfera modificada e por fim esterilizado na autoclave a 200.
    Os equipamentos utilizados são a enchedora, embaladora, as câmaras de fumo, câmara de cura. Os produtos tem validades diferentes, no caso da salsicha tem 2 anos de validade, já o fiambre tem apenas 20 dias.
    Visto que a ASAE nos dias de hoje vigia muito as industrias, e como é correcto proceder, os produtos da Sicasal são controlados através de uma retiragem de amostra onde são analisadas a fim de garantir qualidade ao produto.
    No geral não gostei d visita, o cheiro era muito desagradável, as pastas também, ainda assim permitiu ter uma melhor percepção de como são feitos este tipo de produtos, pois muitas pessoas não fazem a menor ideia do modo como são processados.

    ResponderEliminar
  8. No dia 4 de Maio, de manhã fomos a SICASAL em Vila Franca do Rosário. A SICASAL é uma empresa que tem matadouro e transformação de produtos. Nós só fomos visitar a parte de transformação. Quando entramós na fábrica, na zona de produção vimos logo a sala das massa, e os diferentes tipos de produzir os vários produtos. Os produtos lá produzidos são: as salsichas, a linguiça, o chouriço de carne, o chouriço de sangue, a morcela, o bacon e a mortandela. Todos estes produtos são feitos a partir de carne e gordura de porco, gelo. edulcorantes, conservantes, aromatizantes, a tripa e a massa de pimento. As etapas dos enchidos começava na preparação da carne, e quando a pasta estava acabada era colocada em carros em inox, que depois a maquina tombava o carrinho para dentro de um reservatório da enchedoura. Depois estavam a preparar as tripas para ir para o enchimento. Depois de já estarem os produtos feitos vai à estufa para secarem, então a seguir podem ser embalados de 2 maneiras, em atmosfera modificada ou em folha de flandes.
    O controlo de qualidade é feito através de analises laboratoriais, por provas do produto, por controlo em toda a linha de por controlo das camaaras de refrigeração e estufas, estas é controlado a temperatura e humidade.
    Eu achei a visita boa, apesar de não se ouvir muito o que a veterinária dizia, e é pena não termos ido ao matadouro.

    Celso Santos

    ResponderEliminar
  9. No passado dia 4 de Maio a visita foi á Sicasal, empresa de transformação de produtos pecuários.
    Nesta visita fomos acompanhados pela senhora Ana Simões e tive oportunidade de conhecer e ver como é feita a transformação neste sector.
    Inicialmente levou-nos para uma sala, onde explicou o que íamos ver, os cuidados que deveríamos ter e foi onde nos “equipamos”com batas, touca e protecção para os pés.
    Visitamos a sala das pastas, onde verificamos diversos “carros” com diferentes tipos de carne e pastas, de seguida vimos a sala de enchimento, onde acontecia o enchimento de chouriços com o auxílio de trabalhadores junto á máquina de enchimento, também verificamos o processamento da salsicha e a forma como era embalada e esterilizadas nas autoclaves.
    De seguida, vimos a parte da atmosfera modificada onde eram embalados vários produtos de charcutaria. Nas salas de cura, cada carro estava identificado com o nome determinado produto e estavam arrumados de forma organizada e específica de cada produto. Não tivemos na sala de fumeiro por causa do fumo porque nos prejudicava em termos de olhos, cheiro etc.
    Em termos de protecção, os trabalhadores ainda estão a acatar algumas mudanças devido aos anos de casa que tem mas os utilizados são: botas anti-derrapantes, touca e vestuário apropriado. O controlo em termos de qualidade era maioritariamente feito ao aspecto da higiene e das temperaturas.
    A visita foi satisfatória mas gostei de ficar a saber mais sobre o mundo da transformação de produtos pecuários, á também que salientar a simpatia de nos terem oferecido algumas amostras dos produtos da empresa(chouriço, bacon, chourição e salsichas).
    Dia diferente, novos conhecimentos.
    Daniela Carvalho

    ResponderEliminar
  10. No dia 4 de Maio de 2011, fomos visitar a fábrica Sicasal. É uma fábrica com matadouro e com processamento de produtos pecuários.
    Fomos acompanhados por uma veterinária que nos deu muita informação numa sala de conferência, explicou-nos que metade dos porcos que eram usados no processamento pecuários o chouriço, a salsicha, mortadela e etc, eram importados de Espanha, matavam 2000 porcos mas mesmo assim não chegava para tantos enchidos.
    Já na empresa a veterinária mostrou-nos sala das pastas e mostrou-nos a famosa máquina de fábrico de salsichas em lata, passamos pelas autoclaves, onde as latas iam a autoclavar e depois visitamos as câmaras de cura, onde os enchidos estavam à espera de serem embalados em vácuo ou em atmosfera modificada. A cura é dentro de uma câmara de clima para diminuir a água, por última visitámos a zona do fiambre, mas nessa etapa estava imenso barulho e o odor não era nada agradável.
    No final a veterinária deu-nos uma caixa com ofertas da Sicasal.

    Oh storinha insera o símbolo da Sicasal! :D

    ResponderEliminar
  11. Oláa caros colegas !
    No dia 4 de Maio, no âmbito da disciplina de PGA e CQA, fomos á empresa de transformação de produtos agro-pecuários SICASAL.
    Quem nos recebeu foi a veterinária Ana Simões que nos fez uma visita guiada á empresa, passando por vários sectores.
    As matérias-primas usadas para a fabricação dos seus produtos são : gelo, pasta de carnes, gorduras, espessantes, carne de porco e suíno, condimentos, especiarias, gelificantes e água.
    Os produtos processados são os fiambres, morcela, chouriços, salsichas, presunto, linguiça, farinheira e chourição.
    As etapas que visitámos foram :
    -Mistura das carnes;
    -Enchimento;
    -Fumagem;
    -Cura;
    -Expedição;
    - Embalamento e esterilização.
    Os equipamentos que vimos foram:
    - Máquina de enchimento;
    - Câmara de cura;
    - Máquina de embalamento de atmosfera modificada;
    - Máquina de embalamento;
    - Autoclave.
    Foi uma boa visita de estudo, pois reparou-se que o controlo de qualidade é levado a sério nesta empresa.
    No fim deram-nos um pacote com chouriço, linguiça, bacon, salsichas e chouriço preto. Concluindo, foi uma boa visita :D

    ResponderEliminar
  12. No dia 4 de Maio de 2011 a turma do 12ºPTPCQA deslocou-se a empresa Sicasal.
    Fomos bem recebidos pela veterinaria Ana simões.
    Na sicasal fazem sasichas, salame, linguiça, paio, chouriço, morçela, farinheira fiambre e utilizam para elaboração dos mesmo carne de porco, gordura toucinho agua, tripas aditivos e condimentos os quais sao secretos e que a veterinaria nao nos pode dizer porque é segredo.
    Na empresa existe matadouro e tranformaçao. O matadouro nao tem autonomia para fornecer a emresa com carne de porco e que tem de comprar carne em espanha.
    Etapas da linha de processamento
    Recepção das materias primas
    Moagem
    adiçao de condimentos
    moldagem
    prensagem
    forno ou cozedura no caso do fiambre
    embalamento.
    Este ultimo é feito por vacuo ou em latas lavadas e exterilizadas.
    Os equipamentos que a emresa disponha eram: esterilizadoras fornos camaras de refrigeraçao camara de fumagem enchideiras embaladoras entre outros.
    Gostei muito da visita foi pena nao ter-mos ido ao matadouro

    Daniel Santos nº8

    ResponderEliminar
  13. A nossa visita consistiu em visitar uma empresa de transformação de produtos agro-pecuários,a SICASAL!
    Achei todo o processo bastante interessante e muito controlado em termos de condições de higiene e manipulação dos produtos.As matérias-primas usadas para a fabricação dos seus produtos são o gelo, pasta de carnes, gorduras, espessantes, carne de porco, condimentos, especiarias, gelificantes e água.
    Os produtos processados são os fiambres, morcela, chouriços, salsichas, presunto, linguiça, farinheira e chourição.
    Tinham vários equipamentos, como fornos, embaladoras, câmaras de fumagem, Câmaras de refrigeraçãoo ....
    em geral achei a visita muito interessante e produtiva...é sempre diferente ir a uma fabrica ver como se realizam mesmo os processos,do que estar so a falar ...beijinhos**

    ResponderEliminar
  14. Na visita à Sicasal foi possível observar as matérias-primas, como a carne de porco, as especiarias, o gelo e a gordura, mas também os produtos processados. Nos produtos processados é utilizado a tripa artificial.
    Esta empresa faz vários produtos como as salsichas, as morcelas, os chouriços, os salames, as linguiças, os chourições e o bacon.
    A linha de produção é constituída pelo enchimento, a fumagem, o embalamento e a mistura.
    Os equipamentos utilizados na linha de produção são a máquina de enchimento, onde cada máquina era específica para encher cada tipo de chouriço e salsicha, a autoclave onde as latas de salsicha eram esterilizadas, a câmara de cura, onde os enchidos perdiam água evitando assim a probabilidade de haver contaminações, a máquina de embalamento da salsicha e a máquina da atmosfera modificada onde erma embalados os chouriços.
    O controlo de qualidade efectuado na empresa são as análises feitas fora da empresa, ou seja, são levadas amostras para serem analisadas em laboratório externo.
    Em suma, gostei de ir à empresa porque aprendi mais coisas sobre os enchidos.

    Marisa Paz

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. No dia 4 de Maio de 2011 fomos visitar a Sicasal.
    As matérias-primas utilizadas são a carne de porco, água, espessantes e gelificantes.
    Os produtos processados são o fiambre, as salsichas, os chouriços, as linguiças, as morcelas. O fiambre é um produto embalado em vácuo ou em atmosfera modificada, as salsichas são embaladas em latas, os chouriços são produtos fumados, as linguiças são produtos fumados, e as morcelas também são produtos fumados.
    As etapas de produção destes produtos são a cura, a salga, o enchimento, a prensagem, a fumagem, a cozedura, o embalamento, etc...
    Os eqipamentos utilizados são as câmaras de cura, as enchideiras, as prensas, as câmaras de fumagem, os tanques de ozedura, as embaladouras, etc...
    Em relação ao controlo da qualidade, as amostras recolhidas são enviadas para um laboratório independente e externo à empresa.
    Eu, por um lado achei esta visita de estudo interessante, pois vi coisas que nunca tinha visto e que não imaginava que fosse assim, por outrolado não gostei muito de ver as peças de carne ainda por transformar, pois fez-me alguma impressão e também não gostei do cheiro, pois fiquei um pouco agoniada. Foi pena não termos visto a parte do abate e a visita er começado logo pela sala de pastas. Contudo não me imagino a trabalhar no sector.

    ResponderEliminar
  17. No dia 4 de Maio de 2011 a nossa turma, sem a companhia do 10º ano do nosso curso que nos acompanhara numa outra visita na semana anterior á desta visita, realizou uma visita de estudo durante a parte da manhã á empresa de transformação de carnes Sicasal. Fomos acompanhados pelas professoras da nossa turma, Vanda Alves da disciplina de Processamento Geral dos Alimentos e pela professora Rita Costa de Controlo da Qualidade Alimentar.
    Quando chegámos ás instalações da Sicasal dirigimo-nos ao átrio de entrada. Já no interior das instalações, após alguns momentos de espera, fomos recebidos pela veterinária da Sicasal que nos falou um pouco sobre a empresa, o que se processava, que utilizavam carne de Porco, os quais eram abatidos cerca de 2000 por dia no matadouro da Sicasal e ainda assim o matadouro não consegue responder ao volume de processamento da fábrica por isso a Sicasal tem de importar carnes de Espanha. A veterinária explicou-nos que as analises são realizadoas em laboratórios independentes da Sicasal. Visitamos a linha de produção que tinha um cheiro intenso a carnes. Vimos a maquina de fiambre, a maquina das salsichas, as zonas de enchimento e as salas de fumar os enchidos. Observamos tambem as autoclaves e as zonas de enlatamento.
    Observamos tambem que as embalagens de plástico tem atmosfera modificada.
    no fim da visita fomos presenteados por enchidos para todos.

    Fábio Correia

    ResponderEliminar