domingo, 8 de maio de 2011

Módulo 8 - Frutos e Hortícolas

Estamos perante o penúltimo módulo do Curso! Está quase...
Até este momento, já realizaram algumas pesquisas sobre diversos temas. Partilhem algo que vos tenha despertado o interesse...

9 comentários:

  1. No dia 4 de Maio de 2011, fomos visitar a fábrica Sicasal. É uma fábrica com matadouro e com processamento de produtos pecuários.
    Fomos acompanhados por uma veterinária que nos deu muita informação numa sala de conferência, explicou-nos que metade dos porcos que eram usados no processamento pecuários o chouriço, a salsicha, mortadela e etc, eram importados de Espanha, matavam 2000 porcos mas mesmo assim não chegava para tantos enchidos.
    Já na empresa a veterinária mostrou-nos sala das pastas e mostrou-nos a famosa máquina de fábrico de salsichas em lata, passamos pelas autoclaves, onde as latas iam a autoclavar e depois visitamos as câmaras de cura, onde os enchidos estavam à espera de serem embalados em vácuo ou em atmosfera modificada. A cura é dentro de uma câmara de clima para diminuir a água, por última visitámos a zona do fiambre, mas nessa etapa estava imenso barulho e o odor não era nada agradável.
    No final a veterinária deu-nos uma caixa com ofertas da Sicasal.

    ResponderEliminar
  2. hups... enganei-me! xD
    Oh storinha meta lá o símbolo da Sicasal!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá, a mim despertou-se o interesse neste módulo por vários pontos mas especialmente os cuidados especiais a ter no acondicionamento de frutas e legumes, que são:
    A Temperatura de conservação de cada hortofrutícola
    Não misturar os alimentos, como por exemplo, alface e tomates
    A calibragem de cada alimento
    O peso de cada fruta ou legume
    O tipo de fruta e o tipo de legume

    ResponderEliminar
  4. Olá, acho este módulo interessante até porque é parte do tema da minha PAP! Ao mesmo tempo, desconhecia algumas coisas sobre este tema , que passei a dar mais importância, como por exemplo, os variados métodos de pré-arrefecimento das frutas e legumes (caves, água de furo, hidroarrefecimento, sombras etc.) mas também as consequências das reacções químicas/fisiológicas que ocorrem nas frutas e legumes.
    Um dos pontos que gostei mais de estudar neste módulo foram as consequências da colheita precose das frutas que são:
    -A fruta não está no seu estado de maturação ideal, o que afecta a qualidade do produto final( a nível de sabor e textura) e também o teor de açúcares é baixo;
    As consequências da colheita tardia da fruta são:
    -Perde qualidade devido ao seu envelhecimento;
    -Apodrecimento precose;
    -Perde rigidez;
    -Adquire tonalidade mais escura;

    ResponderEliminar
  5. Olá (: Pois é , já estanos no penúltimo módulo de PGA , passou num instante. Este módulo está a ser interessante , pois é muito importante sabermos os cuidados que devos ter na conservação das frutas e horticolas, pois são muito importantes na nossa alimentação.
    A nossa alimentação deve ser variada e principalmente comermos muita fruta e legumes , devido aos antioxidantes dos frutos vermelhos, uma das coisas que achei muito interessante foi quando realizamos a ficha da conservação de alimentos , pois aprendi muitas coisas, como a arrumação dos hortofrutícolas.

    ResponderEliminar
  6. Olá, este módulo está a ser muito interessante e produtivo. Permitiu-nos adquirir conhecimentos muito úteis na nossa alimentação.
    Ao longo deste módulo aprendemos que existem frutas específicas de verão e outras de inverno, tais como:
    Verão: melancia, melão, Manga, Morango
    Inverno: Castanha, Figo, Pêro, Banana
    Outro dos aspectos que achei muito interessantes foi a relação existente entre as frutas típicas de Verão e Inverno e as exigências do nosso organismo.
    As frutas típicas de Verão são ricas em água, como nesta altura está muito calor o nosso organismo se não receber água desidrata, logo ao comermos bastante fruta típica desta altura o nosso organismo nunca irá desidratar.
    Já as frutas típicas de Inverno são ricas em amido o que é muito importante pois este tem uma grande reserva energética.

    ResponderEliminar
  7. olá...neste módulo o que achei mais interessante foi descobrir que existe frutos climatéricos e não climatéricos. Como fruto climatérico é considerado a banana e a maça, já a azeitona e laranja são frutos não climatéricos.

    ResponderEliminar
  8. Olaaa ! Neste módulo,tenho especial interesse por todo o processo que passam os produtos minimamente processados,desde a recepção na empresa até ao embalamento. Foi uma grande evolução na industria alimentar ter surgido a IV Gama ! Também acho m uito interessante a Atmosfera modificada dos produtos,redução do oxigénio, e aumento de azoto e dioxido de carbono,para fazer com que os produtos tenham um prazo de vida util maior ! Beijinhos ! **

    ResponderEliminar