quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Visita de estudo à AZEOL


Hoje de manhã, lá estávamos todos em frente à AZEOL, banhados por um sol de Inverno mesmo apetecível! A visita consistiu em várias fases distintas e, certamente, que aprenderam algo de novo ou reforçaram o que já sabiam.
A vossa tarefa é realizar um resumo da visita de estudo (deverão entregá-lo em formato de papel) e apenas posteriormente é que será feita a sua publicação no blogue. Podem começar!

14 comentários:

  1. No dia 24 de Fevereiro realizamos a visita de estudo á azeol inserida no módulo 11 , o azeite.
    A empresa AZEOL é dividida em 4 sectores :sector Administrativo e Vendas, embalagem , Serviço técnico para assistência a máquinas , armazenamento do produto final e de carregamento de viaturas e de contentores e ainda recepção e controlo de entradas/saídas de produto.
    Esta empresa dedica-se maioritariamente á expedição dos seus produtos. A AZEOL , compra o azeite e depois filtra-o , realiza análises e fazem-se provas para verfificar se está conforme e de seguida é embalado.
    O azeite pode ser embalado em garrafas de vidro hermeticamente fechadas por cápsula com dispositivo “gota a gota”, garantindo a sua correcta conservação e ainda evitando o seu desperdício ou ainda embalado em embalagens lata de folha-de-flandres que se destina exclusivamente à exportação, sendo facilitado o seu transporte, bem como uma maior rentabilidade de espaço em contentor.

    ResponderEliminar
  2. A visita á Azeol foi interessante e produtiva pois aprendi coisas novas acerca do processamento do azeite e ao mesmo tempo relembrei algumas coisas.
    A visita consistiu no visionamento de certas fases do processamento, entre elas destacam-se a recepção ( pesagem) , o laboratório, a sala de provadores, a sala de embalamento, o armazenamento e a expedição.
    Na Azeol , na recepção do azeite são feitas análises em que um dos principais parâmetro é a sua composição em ácidos gordos. Seguidamente, visitámos o laboratório em que fazem o ensaio laboratorial do azeite e algumas das análises realizadas são a acidez e o índice de peróxidos.
    Na sala de provadores é realizada a análise organoléptica do azeite em que os copos de prova são de cor azul para não ser visível a cor do azeite e para não influenciar a escolha do provador. Ao mesmo tempo estes copos são devidamente tapados para não libertarem odores antes da análise do provador.
    O embalamento é feito em garrafas de vidro, de plástico ou latas, para preservar melhor as qualidades do azeite.
    Em termos de controlo de qualidade no embalamento do azeite é tido em conta o peso da embalagem, o estado microbiológico das garrafas, e a inspecção visual das embalagens.
    O armazenamento do azeite é feito em depósito de inox com capacidade para armazenar 1.700.000 litros e com uma temperatura média entre os 20ºC a 25ºC, a fim de evitar a libertação dos aromas. Posteriormente, Nesta etapa é realizada a filtração com filtro de diatomáceas , a fim de retirar as impurezas do azeite.
    Portanto, posso afirmar que a Azeol produz um azeite com qualidade!

    ResponderEliminar
  3. Na visita de estudo à empresa AZEOL ficamos a saber coisas interessantes.
    Uma curiosidade da empresa que me deixou "espantada" foi o azeite ser transportado de um armazém para o outro através de tubos que passavam por cima da estrada. Que quando há temperaturas baixas podem fazer com que o azeite arrefeça (coalhado) e fica estancado nos tubos, o que pode causas problemas. Daí a existir um sistema de passagem de água quente, para que isso não aconteça.
    Também percebemos que apesar de ser uma empresa que já recebe o azeite, filtra-o, embala-o em garrafas de vidro, plástico ou em latas (quando o transporte é em poucas condições e o caminho é longo). O transporte é feito para países como o Brasil e Cabo Verde.
    O azeite é armazenado em grandes depósitos e a temperatura do azeite tem de estar entre os 20 e 25ºC.
    A empresa também tem uma sala de prova e um laboratório onde realiza algumas análises ao produto (acidez, índice de peróxidos).

    ResponderEliminar
  4. Desta vez a visita foi á Azeol, o eng. Franscisco foi o nosso guia o qual nos explicou o funcionamento de uma forma geral da empresa. A Azeol compra o azeite, este chega em camiões onde são pesados em balanças e depois descarregados (os depósitos onde é colocado o azeite tem uma capacidade de 1.700.000 litros, estes depósitos têm cada um, uma variedade diferente de azeites para que não haja contaminação cruzada entre eles ). Se o azeite tiver com algumas partículas sólidas estas são removidas com um filtro vertical, se pelo contrário o azeite vier em bom estado então é embalado. A Azeol tem um laboratório onde só são feitas análises á acidez e á determinação de índices de peróxidos, e exteriormente são feitas aos ácidos gordos e esteróis. Tem ainda uma sala de provas onde os copos usados para o efeito são azuis para que não influencie o tipo de azeite, antes da prova o azeite deve ser aquecido nas mãos e o seu aroma varia(cheiro frutado, a amêndoa, folhas, maça etc). Na parte das embalagens variam entre: garrafões, garrafas e embalagens de formato cónico ou quadrado, nesta fase são feitos controlos, visuais e controlo metereológico que é feito de hora em hora e consiste em por exemplo se a quantidade azeite varia muito de garrafa em garrafa e ainda uma curiosidade é que os resíduos resultantes da filtração são enviados para Espanha onde são transformados em sabões e cosméticos. Achei a visita interessante e proporcionou-nos mais e melhores conhecimentos sobre o Azeite. Daniela Carvalho

    ResponderEliminar
  5. A azeol foi fundada em 1954, pelo administrador Sr. José Elias, que ao longo dos anos foi desenvolvendo e criando novos produtos para a empresa, fazendo com que a azeol conquista-se mercados internacionais e nacionais. Actualmente a azeol exporta para 25 países, tais como o Brasil, Canadá, Cabo Verde, França, entre outros. Em 2001 foi criada uma empresa no Brasil, para poder satisfazer os seus clientes tanto no âmbito comercial como no âmbito técnico
    Hoje em dia a azeol está dividida em 4 sectores: no sector Administrativo e Vendas; sector de embalamento; sector de serviço técnico para assistência a máquinas; armazém de produto final e de carregamento de viaturas e de contentores e por fim a recepção e controlo de entradas e saídas de produto e pesagens combásculas até 60t. Esta empresa apenas faz o embalamento do azeite de acordo com as encomendas que são pedidas pelos clientes.
    Os produtos comercializados pela azeol é o azeite virgem – extra, azeite, tempero boa mesa, óleo de bagaço de azeitona, óleos e azeitonas “Camponês”. O azeite pode ser embalado “gota-a-gota” que consiste em garrafas de vidro hermeticamente fechadas, que tem uma dispositivo que vai deitando para dentro da garrafa gota-a-gota o azeite, para assim garantir uma correcta conservação e evitar que ocorram desperdícios. Nas embalagens em forma de lata normalmente são mais para exportação como a Angola, África do Sul,porque tem um maior tempo de conservação e as condições de transporte são efectuadas com melhores condições.As latas não são muito apreciadas pelo povo Português, pois não tem por hábito consumir muito azeite em latas, mas sim mais em garrafas de vidro ou garrafões de plástico.
    Gostei da visita em geral apesar de já conhecer a empresa, mas foi bom poder rever e acrescentar novas informações sobre o azeite.

    ResponderEliminar
  6. No passado dia 24 de Fevereiro realizámos uma visita de estudo à Azeol.
    A visita foi productiva pois permitiu um conhecimento mais profundo em relação ao azeite.
    Fomos guiados pelo Eng.Francisco, este começou por nos falar um pouco da empresa e de seguida mostrou-nos as várias fases por onde o azeite passa, desde o laboratório, a sala de provas, o local onde é armazenado e filtrado e a linha de embalamento.
    A azeol produz vários produtos sendo eles o azeite virgem extra, tempero boa mesa, óleo de bagaço de azeitona “Taipú”, Óleos, Azeitonas “ Camponês” e o azeite.
    No laboratório são realizadas algumas análises entre elas a acidez, na sala de provas os provadores são separados e de seguida provam o azeite em copos azuis afim de não influenciar a sua escolha através da cor.
    O azeite é embalado em garrafas de vidro hermeticamente fechadas por cápsula com dispositivo “gota a gota”, garantindo a sua correcta conservação e simultaneamente evitando o seu desperdício.
    O embalamento em lata de folha-de-flandres destina-se exclusivamente à exportação, sendo facilitado o seu transporte, bem como uma maior rentabilidade de espaço em contentor.
    O armazenamento do azeite é feito em depósitos de inox com capacidade para armazenar 1.700.000 litros a uma temperatura média entre os 20ºC a 25ºC.
    A empresa exporta azeite para países como Angola, Cabo Verde, Espanha, Brasil entre muitos outros.
    Gostei da visita.

    ResponderEliminar
  7. No dia 24 de Fevereiro fomos fazer uma visita à Azeol.
    A Azeol é dividida em duas partes. A parte da recepção do azeite e a outra parte que é a do embalamento, armazenamento e a expedição.
    Quando o azeite chega, é colocado na parte da recepção do azeite no qual é pesado e colocado em depósitos de inox. Mais tarde, o azeite é levado por tubos que passam por cima da estrada para o outro lado da empresa, onde é embalado em garrafas de vidro, plástico e latas. As latas são usadas para quando o azeite é levado para países como a Angola e Cabo Verde, por ser um material resistente. Do embalamento é levado para o armazenamento e para a expedição.
    Na Azeol tambem se efectuam análises ao azeite, pois tem um laboratório interno. Tambem é possivel fazer provas de azeite. As provas de azeite são feitas com copos azuis para que não haja contacto visual com o azeite, de modo a que a escolha não seja feita pela cor do azeite, mas sim pelo sabor.
    Foi uma visita interessante pois deu para perceber melhor os processos que o azeite passa até chegar às nossas casas.

    Marisa Paz

    ResponderEliminar
  8. No dia 24 de Fevereiro a nossa turma realizou uma visita de estudo á AZEOL, o eng. Franscisco foi o nosso guia, explicou-nos o funcionamento da empresa de uma forma geral. Com essa breve explicação ficamos a saber que a empresa AZEOL é dividida em 4 sectores, sendo as mais importantes, a recepção do azeite, o laboratório, a sala de provadores, o embalamento, armazenamento e a expedição.
    Recepção do Azeite: Quando o azeite chega a empresa, é colocado na parte da recepção do azeite, onde vai ser pesado e colocado em depósitos de inox, de seguida o azeite é levado por tubos que passam por cima da estrada para o outro lado da empresa.
    Laboratório: Nesta empresa existe um laboratório onde são realizadas análises á acidez e á determinação de índices de peróxidos, ácidos gordos e esteróis.
    Sala de provas: Existe também uma sala de provas, onde existem copos azuis, essa cor tem como objectivo não influenciar o provador do tipo de azeite antes de o provar, antes da prova o azeite deve ser aquecido nas mãos.
    Embalamento: A Azeol apenas faz o embalamento do azeite de acordo com as encomendas que são pedidas pelos clientes, o seu embalamento é realizado em garrafas de vidro, plástico ou em latas.
    Armazenamento: O azeite é armazenado em grandes depósitos e a temperatura do azeite tem de estar entre os 20 e 25ºC.
    Os produtos comercializados pela azeol é o azeite virgem – extra, azeite, tempero boa mesa, óleo de bagaço de azeitona, óleos e azeitonas “Camponês”.
    Gostei da visita a Azeol, e tal como a Inês, apesar de já conhecer a empresa, deu para acrescentar novas informações sobre o azeite.


    Beijinhos e continuação de um bom estágio para todos!

    ResponderEliminar
  9. A nossa visita foi muito interessante e enriquecedora, apesar de não existir processo de extracção do azeite na Azeol. Nesta visita podemos verificar que existe pouco processamento, uma vez que, a empresa já compra o azeite feito.
    Começamos por ver a recepção e a pesagem onde são retiradas amostras para ver a qualidade do azeite, onde o principal parâmetro em ter em atenção é a composição em ácidos gordos.
    O armazenamento do azeite é feito em depósitos de aço inox, onde a temperatura deve ser situar-se entre os 20 e os 25ºC para que não coagule por acção do frio. É nesta fase onde é feita a mistura de lotes caso seja necessário. Na filtração, são retiradas todas as impurezas do azeite, com o filtro de diatomáceas.
    Posteriormente segue-se o embalamento que é realizado em garrafas de vidro, plástico ou latas, sendo as latas melhores para preservar melhor o azeite, pois o azeite não é exposto a luz. É também nesta fase, efectuado o controlo do peso, a inspecção das embalagens e análise microbiológica das garrafas.
    No laboratório da empresa são feitas apenas duas análises: determinação da acidez e o índice de peróxidos. São também realizadas outras análises mas, em laboratório externo.
    Esta empresa também possui uma pequena sala de prova, onde é realizada a análise organoléptica do azeite. Cada amostra é dada ao provador num copo azulado, para que não seja visível a cor e esta não influencie a sua escolha. O copo também possui uma forma circular para que o azeite não aqueça, também é importante que na altura da prova o copo leve uma espécie de tampa para que os aromas não se libertem antes da análise do provador.
    Por fim, posso concluir que a Azeol produz azeite de grande qualidade, exportando praticamente a totalidade da sua produção.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. No dia 24 de Fevereiro, fizemos uma visita á Azeol, uma empresa de Azeites aqui na nossa cidade de Torres Vedras.
    Apesar de não se fazer a extracção do azeite na Azeol, vimos os depósitos onde guardam o azeite que recebem dos produtores. Vimos a recepção e a pesagem, o laboratório onde se verifica a qualidade do azeite recebido e do que vai sair para o mercado. O principal parâmetro de avaliação é a composição em ácidos gordos. No laboratório da empresa são feitas duas análises: determinação da acidez e o índice de peróxidos sendo quando necessário outras analises, estas são feitas em laboratórios externos.
    O azeite é armazenado em depósitos de aço inox, entre os 20 e os 25ºC para que não coagule por acção do frio. É nesta fase que se pode misturar lotes.
    Na filtração, todas as impurezas do azeite são tiradas com o filtro de diatomáceas.
    No embalamento, o azeite é embalado em garrafas de vidro, plástico ou latas, e nesta fase, efectua-se o controlo do peso e a inspecção das embalagens .
    A azeol tem uma sala de provas, onde se fazem as analises sensoriais do azeite. As amostras que são entregues para avaliação do provador são entregues num copo azulado, para que não se veja a cor do azeite.
    Achei a visita um bocado curta, mas também não havia muito mais para ver.

    Bom estágio para todos :D

    ResponderEliminar
  11. A todos os que participaram: Bom trabalho!
    Continuação de bom estágio.

    ResponderEliminar
  12. No dia 24 de Fevereiro, encontramo-nos todos junta à escola Hentiques Nogueira para irmos visitar a Azeol. Uma empresa no ramo dos Azeites,é considerado um dos óleos mais saúdaveis para a nossa saúde. Há porta da empresa esperamos pelo o Engenheiro Francisco, que nos levou para uma salinha para nos explicar todo o processo da fabrica e esclarecer-nos algumas dúvidas acerca da Fábrica e do Azeite.
    Basicamento a fábrica só recebe o azeite para o seu embalamento para exportarem e venderem para as Indústrias, também realizam análises no laboratório próprio para verificarem se o azeite vem com as suas optimas características para o seu embalamento. O Eng. Francisco também nos mostrou a salinha das provas, onde os senhores realizam as provas do azeite em copinhos azuis para que a cor não influêncie a prova.
    Gostei bastante da visita, é pena é não realizarem a produção do Azeite na fabrica da Azeol.

    ResponderEliminar
  13. A nossa visita mais recente foi até á AZEOL, é uma fabrica sensivelmente pequena.
    Não fazem a extracção do azeite, recebem logo o azeite. Fazem a pesagem,embalamento...
    O eng. Francisco,quem nos acompanhou na visita,mostrou-nos o laboratorio,onde fazem analises ao azeite,como por exemplo para determinar o indice de peroxidos,a acidez,entre outras.
    Depois vimos o engarrafamento...onde é tudo muito automatico ! :)
    Gostei de conhecer a fabrica.
    Um beijinho para todos...e continuaçãoo de um óptimo estagio...até daqui a pouco tempo ! :DD

    ResponderEliminar