- História; Composição; Importância alimentar; Mercado nacional, comunitário e internacional; Identificação da Matéria-prima (A azeitona; As variedades; Operações preparatórias (Colheita; Transporte; Recepção; Lavagem); Processos de extracção (Processo continuo de extracção; Processo clássico de extracção); e Produto final (Classificação; Armazenamento; Conservação). Que têm a dizer sobre estes temas?
Entretanto, deixo-vos com duas imagens para servirem de inspiração para a nossa oliveira 3D...


Olá!
ResponderEliminarEstamos a iniciar o nosso projecto,a nossa oliveira fala!
Vai ficar uma oliveira muito criativa!
Aguardem por novos desenvolvimentos!eheh
Conservação:
A conservação do azeite é muito fácil. Basta mantê-lo fechado na garrafa de origem, em local escuro e à temperatura ambiente. Não se aconselha a que o mantenha no frigorífico pois correrá o risco de que ele solidifique, perdendo assim as suas características originais.
Beijinhos
Olá, a nossa oliveira já tem alguns materiais para começarmos o projeto. Acho que a nossa oliveira vai ficar linda, mas para isso é preciso que todos participem ;)
ResponderEliminarEstado sanitário da azeitona- As características organolépticas estão profundamente relacionadas com as características e o estado sanitário das azeitonas às quais deverá ser dada especial atenção ao longo de todo o ciclo de maturação.
Não é difícil manter a oliveira num bom estado sanitário, muito embora também não seja fácil indicar-se um calendário de tratamentos, porque os anos não são sempre iguais, o que faz com que as pragas principais como a mosca e a traça se antecipem, retardem ou até nem prejudiquem.
Até amanha :D
Olá :)
ResponderEliminarOra bem em relação ao tema do azeite posso dizer que a região mediterrânea, actualmente, é responsável por 95% da
produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas
propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
No que diz respeito ao azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias actuais presente em grande parte das cozinhas.
Olá a nossa oliveira ta quase pronta :D
ResponderEliminarA separação do azeite é muito fácil, consiste na separação do bagaço (parte sólida) do azeite e a água russa (parte líquida).
Olá =)
ResponderEliminarNeste módulo do azeite, já aprendi algumas coisas, como por exemplo que a colheita das azeitonas realiza-se entre os meses de Novembro e Fevereiro e que pode ser feita através de processos manuais ou com processos mecânicos com o auxílio de máquinas. Em relação ao transporte, a azeitona é levada para as instalações a fim de ser laborada. O transporte deve ser feito em caixas de rede plástica abertas (a fim de evitar fermentações indesejáveis) ou em recipientes com água!
Boa, estou a gostar da participação! Continuem!
ResponderEliminarOlá! A nossa oliveira está em processo de crescimento, com a ajuda de todos cada vez está a crescer mais e a ficar mais gira:)
ResponderEliminarClassificação do azeite:
*Azeite Virgem Extra
*Azeite Virgem
*Azeite Virgem Corrente
*Azeite Virgem Lampante
*Azeites DOP
*Azeites Biológicos
*Azeites de Quinta
*Azeites Elementares ou Monovarietais
Beijinhos
Olá Prof. Vanda,
ResponderEliminarSou colega de biologia, este ano atribuiram-me os módulos 11, 12 e 13 desta disciplina, nunca dei nem sei onde arranjar material. Será que me podia ajudar com algum material ou indicar onde posso arranjar?
Deixo email: casa_vasco@hotmail.com
Cumprimentos,
Vasco
Prof Vasco,
ResponderEliminarQual a sua escola?
João
Olá João,
ResponderEliminarSou do agrumapamento de alfandega da fé. Habituado a 11 e 12º Ano de Biologia....