terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sal no pão dos europeus...


Tendo como base a actividade que realizaram na aula, mostrem como se pode convencer os restantes governantes europeus a legislar, nos seus países, a quantidade máxima de sal permitida no pão.

11 comentários:

  1. Olá, poodemos colocar os nossos textos s'tora?
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Caros governantes Europeus:
    Como secretária geral do sector alimentar de Portugal venho apelar uma mudança de hábitos alimentares referentes ao pão.
    Hoje em dia, existe uma maior percentagem de pessoas hipertensas em toda a Europa devido ao elevado consumo de sal no pão,por exemplo em Portugal, em cada 10 pessoas ,4 são hipertensas o que é um numero excessivo de doentes.
    Portugal adoptou uma lei que ao produzir e vender pão com mais de 1,4g de sal ( por 100g de produto final ou 0,55g de sódio), o produtor é punido com uma coima até 5 mil euros.
    Mais nenhum país tem esta lei, o que é muito grave.
    Se todos diminuissem a quantidade de sal seria tudo mais fácil, evitando muitos problemas de saúde e uma coima ( no caso de Porugal).
    Apelo-vos caros governantes que estabeleçam normas com vista à redução do teor de sal no pão e fixem um limite máximo do teor de sal, assim com tambem eu e todos vós devemos incentivar para uma maior divulgação de informação sobre o teor de sal.
    Nas embalagens deve conter o teor de sal, para que as pessoas possam comprar pão com baixo teor de sal.
    A maioria das pessoas perfere pão com muito sal,não sabendo a maior parte delas o mal que lhes trás à saúde.
    Mudem o vosso hábito alimentar, reduzam o sal e mudem tambem os hábitos dos habitantes dos vossos países.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, Bruna! Tirando um errito ou outro, acho o seu texto bem estruturado e convincente! Quero ver mais dos seus colegas!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos representantes do Conselho Europeu:

    Estamos hoje aqui reunidos para chegar a um acordo para melhorar a saúde em toda a Europa, isto é, travar o excesso de sal no pão, que está a por em causa o estado de saúde da população Europeia.
    Para isso, a minha sugestão passa por estabelecer um teor máximo de sal até 1,4 gr por 100gr de pão, pois esta quantidade reduz assim a probabilidade de doenças cardiovasculares, o cancro do estomâgo e AVCs, entre outras doenças.
    Se esta lei for infringida pelos padeiros, acho que seria necessário uma punição sob a forma de coima para de alguma forma tentar que estes pensem bem na consequência dos seus actos, que ao prejudicarem os consumidores, estão a prejudicar a população Europeia.

    Obrigado pela Atenção, A Ministra da Saúde

    ResponderEliminar
  5. Caros representantes do parlamento europeu,
    venho por este meio tentar que se reduza o consumo de sal da população europeia. Esta é uma acção que tem como objectivo melhorar a saúde, estabelecendo limites legais máximos para o teor de sal no pão.
    Como medida a implementar, o pão a vender não deverá ter mais de 1,4g de sal por 100g de produto final ou 0,55g de sódio.
    Os únicos casos em que essa medida não se aplica em Portugal são os "pães protegidos".
    Os produtores de pão em Potugal que não implementem essa regra em Portugal estão sugeitos a pagar multas até 5 mil euros.
    Nos restantes países da europa acham que esta medida pode ser boa para implementar?
    Têm realizado estudos sobre AVC, cancro no estômago, hiper tensão e outras doenças derivadas do excesso de sal na alimentação?
    De maneira a convencer os caríssimos senhores, uma equipa da Univ. Fernando Pessoa avaliou o teor de sal em 40 tipos de pão e a conclusão foi drástica: o pão normal tinha entre 19 a 21g de sal por cada kg, quase o dobro do encontrado no pão britânico e suiço analisado. Como é nos vossos países?
    A verdade é que embora inconscientemente, as pessoas preferem o pão com sal por ser mais saboroso.
    Mas nós vamos tentar mudar isso!
    Desta forma os norte-americanos estão a repensar a possibilidade de introduzir limites de teor de sal por via legislativa. E o que vão fazer vocês nos restantes países europeus para uma europa mais saudável?

    Secretária geral do sector alimentar:
    Bruna Martins

    ResponderEliminar
  6. Muito Bem, Daniela e Bruna! Eu estou convencida... :)

    ResponderEliminar
  7. Caríssimos representantes dos restantes governos europeus,
    Estamos hoje aqui reunidos, de modo a encontrar soluções para diversos problemas na Europa.
    Eu ministra da Saúde de Portugal venho hoje aqui denunciar o excesso de sal que o pão têm e o seu impacto na saúde.
    Começo por dizer sem me orgulhar muito que 40% da população portuguesa é hipertensa, a causa mais comum para esta doença é o sal. Para agravar mais as taxas de acidentes vasculares cerebrais e do cancro do estômago são superiores aos da Europa.
    Posso afirmar que o pão é um alimento essencial na nossa alimentação, contêm excesso de sal.
    Como exemplo tenho Portugal onde antes da legislação feita recentemente o pão continha mais do dobro do sal. Para que realmente ser comprida foi aplicado coimas as empresas que não cumprissem.
    O que sugiro é que seja feito um decreto-lei para todos os países europeus, de modo a que os valores não sejam superiores a 1,4g de sal por 100g de pão.
    Espero assim, que reflitem bem na saúde de cada cidadão,
    A ministra da saúde

    ResponderEliminar
  8. Ex. mos Senhores Governantes dos restantes países europeus, venho por este meio informar que Portugal é o país com mais hipertensos no mundo ocidental e os nossos valores são vergonhosos. Pretendo então convencer os restantes países europeus a seguirem a lei que eu impus para combater a hipertensão.
    Portugal publicou uma lei aos limites do teor de sal no pão, porque é um produto em que consumimos em maior quantidade no nosso país. E passará a poder ser punido com coimas até 5 mil euros quem produzir para venda o pão com mais de 1.4gramas de sal por 100gramas de produto final ou 0.55 sódio. Assim os portugueses consomem menos sal e o pão é mais saudável.
    Juntem-se a nós nesta guerra contra o sal em excesso!

    Com os cumprimentos da sua aluna:
    Marta Francisco :D

    ResponderEliminar
  9. Caros governantes Europeus, Eu Ministra da Saúde, venho por este meio informar que em Portugal já existe uma lei que impõe limites ao teor de sal no pão.
    Hoje em dia produzir e vender pão com mais de 1,4 gramas de sal (por cada 100 gramas de produto final ou 0,55 gramas de sódio) passa a ser punido, isto porque somos o país da Europa com maior taxa de ingestão de sal, o que não é saudável, pois esta é uma das maiores causas de hipertensão (4 em cada 10 pessoas são hipertensas).
    Posto isto, a lei nº 75/2009 de 12 de Agosto, tem dois objectivos que são, estabelecer normas com vista à redução do teor de sal no pão, fixar um limite máximo de teor de sal e ainda incentivar a informação sobre o teor de sal, na rotulagem de alimentos pré-embalados destinados ao consumo Humano.
    Querendo com isto dizer e pedir para sensibilizarem os vossos habitantes, todos os intervenientes no sector alimentar, operadores e consumidores, para que tenham uma politica alimentar que tenha como principal objectivo uma alimentação saudável e equilibrada, com especial destaque para a redução do consumo de sal.
    Vamos então tornar a Europa mais saudável!

    Obrigado pela vossa atenção!
    A Ministra da Educação, Rita Botelho

    ResponderEliminar
  10. Rita... já agora, não quereria dizer "Ministra da Saúde" :)?

    ResponderEliminar