quinta-feira, 22 de abril de 2010

Visita de Estudo - 22 de Abril de 2010

Hoje vamos ao Modelo! Que visita de estudo tão fora do comum... É verdade. Vamos tomar contacto com a organização de uma grande superfície comercial, reconhecer a dinâmica inerente à gestão de stocks, identificar regras de higiene e segurança que sejam seguidas e, ainda, identificar métodos de armazenamento de produtos agro-pecuários. Preparados?

18 comentários:

  1. Olaa!
    É verdade,visita-mos o Modelo e foi uma visita muito interessante, pois acho que nenhum de nós ou pelo menos a grande maioria fazia ideia das enormes regras que se tem de cumprir e do espaço que exite no armazém!
    O Modelo recebe por dia 25 paletes de fruta, as câmaras frigorificas estão a -18ºC e são limpas uma vez por mês, registam sempre as temperaturas, uma vez por ano fazem simulacros de incêndios em pleno supermercado,na parte de lavagem as grelhas sao lavadas todos os dias, o supermercado possui EPI´S e EPC,recebem 15 paletes de fruta por dia, para transportarem os produtos utilizam paletes de madeira mas para os armazenar não, na parte da peixaria tem um plano de limpeza semanal, tem etiquetas de rastreabilidade, cada secção tem a fotografia e a descrição da pessoa responsável,tem um quadro com o plano de trabalho semanal de cada funcionario,na padaria existe pão de massas congeladas e frescas, á produtos que tem de ser devolvidos conforme o dec.lei 28/84,o Modelo trabalha com três cenros de caridade em Torres Vedras.
    Foi assim a nossa visita de estudo, muito agradavel!

    ResponderEliminar
  2. Olá:)
    Consideramos que a visita ao Modelo foi produtiva e interessante mas ao mesmo tempo exaustiva.
    Nesta visita foi possivel observar diversas secções deste supermercado.
    Fomos recebidos pela senhora Teresa Santos, a responsável pela secção dos frescos. Posteriormente esta dirigiu-nos até á arca frigorífica dos lacticínios, os quais mantinham-se conservados a uma temperatura de 0 a 5ºC, com as devidas condições de higiene e qualidade.
    Seguidamente deslocámo-nos á padaria onde pudémos observar as arcas,os fornos , os produtos em descongelaçãp e por fim os produtos embalados,prontos a venda ao consumidor.
    O Modelo não fabrica os produtos de padaria, pois estes produtos já vêm confeccionados, sendo só necessário cozê-los.
    A secção seguinte que visitámos foi a peixaria onde nos foi mostrado os diferentes métodos de verificação de qualidade, layout, etc.
    Logo a seguir fomos até a zona da charcutaria, em que vimos as máquina de corte, acondicionamento e os produtos expostos a venda.
    No sector da frutaria, visionámos as frutas embaladas e as a granel. A guia da visita explicou-nos os procedimentos seguidos nesta secção para que seja assegurada a qualidade da fruta.
    E depois finalmente fomos encaminhados por uma colega da D.Teresa, que nos mostrou o armazém da mercearia e do bazar, e deu-se por acabada a visita ao Modelo!


    ->Daniela Mendonça nº12
    ->Paula Antunes nº19

    ResponderEliminar
  3. Olá ! É verdade sim fomos fazer uma visita de estudo ao hipermercado Modelo , sim não é uma visita muito vulgar , ao inicio achei que não ia ter muito interesse , mas depois da visita mudei de opinião.
    Achei que esta visita foi produtiva e interessante , eu não fazia ideia de todo aquele processo que acontece antes de qualquer tipo de produto chegar ás bancadas do supermercado prontos a serem consumidos.
    O Modelo todos os dias recebem produtos novos, para poderem ter sempre as prateleiras cheias e compostas e para isso acontecerem são necessários bastantes empregados para o fazerem, então eles são dividos por turnos.
    No que diz respeito á separação dos pordutos das paletes que são recebidos é um trabalho que compete aos do turno da manha e tarde , os da noite têm depois que os colocar nas prateleiras nos devidos sitios.
    Os produtos ao serem colocados nas prateleiras são utilizadas técnicas de marketing, pois é uma grande estratégia dos clientes comprarem o máximo de produtos de forma a dar lucro ao hipermercado , daí essa técnica de marketing.
    Os produtos que são colocados em "Stock" são todos aqueles produtos que precisam ser imediatamente vendidos , porque o seu prazo de validade está chegar ao fim.
    No que diz respeito á conservação dos produtos , nos aramazens do Modelo existem variadissimos sectores para as diferentes qualidades de alimentos, por exemplo, o peixe , a carne, os iogurtes estão devidamente separados e cada um nas suas aracas frigorificas.
    Nestas arcasé obrigatório conter informação para os funcionários saberem o que contêm as arcas e de que forma estão arrumadas , portanto na porta das mesmas existem uns placares bem visiveis que contêm um "esquema" da organização das arcas e com os EPC'S E EPI'S que se devem usar ao utiliza - las.
    Estas arcas variam de temperatura dependendo o prudto que armazenam , por exemplo entre 0ºC e 5ºC ou por exemplo a -18ºC.
    Na secção de padaria e pastelaria foi nos dada a informação de que alguns produtos são fabricados pelos próprios e os outros são recebidos de outros lados.
    Uma das curiosidades e por sinal bastante interessante que reti desta visita foi que o Modelo colabora com alguns centros de caridade em Torres Vedras o que é muito importante e muito bom.
    Concluo assim a minha opinião sobre a visita.

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Bruna Silva, Paula, Daniela Mendonça e Rita pela vossa participação. Gostei do detalhe e do empenho com que opinaram.

    ResponderEliminar
  5. Olá, a tal visita de estudo ao modelo..
    Começamos por ir a pé até ao supermercado Modelo de Torres Vedras. Após chegarmos dividiu-se a turma em dois grupos a fim de não ser um grupo muito "pesado". O primeiro grupo a fazer a visita ficou com a senhora Teresa, e o segundo grupo (eu) ficou com o técnico de vendas.
    Na visita propriamente dita falamos que todos os dias recebem produtos novos, a várias horas do dia, por exemplo os iogurtes que recebem cerca de 15 paletes.
    Para tanta entrada e saída de produtos é necessário funcionários que verificámos serem bastantes. Trabalham por turnos, mas o horário da reposição é o mais árduo.
    Nas arcas frigorícicas existe muito controlo, a temperatura, os EPC's, EPI's (para que não aconteça nenhum acidente) e a segurança das portas que abrem por dentro caso algume fique fechado.
    Nos produtos de pastelaria e não só, há a preocupação da rotação do stock (prazo de validade).
    O nosso grupo foi mais aliviado em termos de visita mas o outro ficou com mais informação.
    Assim concluo que a visita foi muito útil para compreendermos que é preciso muita coisa para que os produtos cheguem bons às nossas casas. Achei que o Modelo é maior por dentro do que imaginava e gostei :)

    ResponderEliminar
  6. Olá..
    Aqui vamos nós deixar a nossa marca no nosso blogue.

    No dia 22 de abrir, lá fomos nós á descoberta do que se passa no modelo de torres Vedras.
    No inicio da visita estavamos super entusiasmadas porque quando entrámos no armazém deu-nos a ideia que ia ser uma visita muito boa, e foi no inicio em que tudo o que a senhora Teresa Santos era novidade para nós.
    Em 1º Lugar fomos á arca frigorifica onde eram armazenados os produtos lácteos como os iogurtes em que a temperatura recomendada era de 0-5ºC, as paletes eram de plástico como é exigido embora houvesse uma que escapasse á regra e era de madeira.
    De seguida fomos para a zona da padaria, vimos as arcas onde estão os produtos congelados que depois são cozidos nos fornos, pois o modelo não faz pão nem bolos, quanto muito fazem os acabamentos, vem tudo de fornecedores. Eles guardam todos os papeis durante 15 dias, os papeis dos lotes , pois se acontecer alguma coisa eles têm a informação necessária para proceder da melhor maneira.
    A senhora que nos guiou nesta visita não deixou de frisar a importância dos rótulos tendo sido um pouco maçadora com isso.
    No enquanto da visita na padaria reparámos num pequeno catalogo se é que podemos chamar assim , que continha fotografias de como é que as prateleiras tinham que estar para a venda ao publico, tudo uma questão de marketing.
    Depois da padaria fomos á peixaria onde vimos rótulos, mais uma vez e explicaram-nos como deve estar identificado o peixe , raça, local de proveniência e como identificar se o peixe está fresco ou não, vendo os olhos, escamas, etc.
    Na charcutaria vimos as máquinas de corte, a arca de conservação e como é que os produtos devem estar postos para venda, não devendo estar muito sobreposto, mais um pormenor que escapou aos funcionários desta secção, mas que não escapou aos nossos olhos já bem treinados.
    Na frutaria, vimos as frutas embaladas e as a granel e mais uma vez explicaram-nos como devem ser identificadas as frutas e como proceder caso a fruta esteja estragada e mais uma vez os olhos de um colega do nosso grupo estão tão bem treinados que notou logo que havia uma saca de fruta estragada.
    No término da visita fomos ver o armazém da mercearia e do bazar, mas desta vez deram uma pausa á D.Teresa que já nos acompanhava cerca de hora e meia, provavelmente tiveram pena de nós e despacharam-nos logo de seguida.
    A visita no inicio foi interessante, mas quem estava no mesmo grupo que eu nós com certeza que concorda comigo que no fim já estava a ser maçadora.


    Carina Gonçalves nº7
    Marta Francisco nº17

    ResponderEliminar
  7. Bruna M., Carina e Marta: bom trabalho! Gostei dos textos pessoais e das abordagens diversificadas.

    ResponderEliminar
  8. Ola pessoal...
    esta foi uma visita muito diferente das outras é verdade um pouco estranha mas no final foi muito produtiva!
    Nós nem imaginava-mos o processo e armazenamento a que os alimentos eram sujeitos!
    Vimos sectores como charcutaria, peixaria, padaria e o sector da carne.
    A chegada dos alimentos, o veiculo é analisado com um termometro de infra-vermelhos para ver se este tinha a temperatura conforme.
    A mercadoria é descarregada em paletes de madeira e posteriormente passada para paletes de plastico.
    Tem planos de higienizaçao e nao os podem mandar fora durante dois anos!
    Todas as secçoes tem auto-controlo sao autonomas. A Padaria tem uma camera de descongelaçao e congelação.
    Na charcutaria os frangos so podem estar 4horas depois de cozinhados o queijo só pode estar umas horas depois de cortado senao fica muito seco!
    O fiambre da para conservar dse um dia para outro.
    Nos produtos ja embalados nao podem estar do que dois em cima uns dos outros porque senao fica com excesso desorganizado e a temperatura nao fica igual a todos

    Andreia
    Daniel
    Fabio

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Oláá..
    No dia 22 de Abril realizámos uma visita supermercado Modelo de Torres Vedras, tendo como objectivo analisar a organização da superfície comercial; a gestão de stocks; a higiene e segurança; métodos de armazenamento dos produtos agro-pecuários.
    A turma começou por ser dividida em dois grupos, o primeiro grupo que fez a visita ficou com a D.Teresa, e o segundo grupo (no qual nos inserimos), ficou com o técnico de vendas. Achámos que a visita foi bastante produtiva e interessante, pois ficámos a conhecer o interior de um supermercado e tudo aquilo que é necessário fazer para que os produtos sejam de boa qualidade, e estejam disponível o ano inteiro.
    O Modelo todos os dias têm necessidade de receber novos produtos, para poder satisfazer os seus consumidores, sendo assim é necessário bastantes trabalhadores para repor os stock´s, então estes são divididos em turnos.
    No que diz respeito às frutas, o Modelo recebe 25 paletes diárias.
    Todas as câmaras frigorificas estão a -18ºC e são limpas uma vez por mês, registando-as numa ficha diária, para um maior controlo dos alimentes expostos nas câmaras.
    O supermercado possui EPI´S e EPC.
    Os alimentos são transportados em paletes de madeira, mas não são utilizados no armazenamento.
    Na parte da peixaria tem um plano de limpeza semanal. Em cada tipo de produtos armazenado são colocadas etiquetas de rastreabilidade.
    E assim acabámos a nossa agradável visita ao Modelo. :)

    Inês
    Marisa
    Nídia

    ResponderEliminar
  11. Olaa
    No passado dia 22 de Abril fizemos a visita ao hipermercado Modelo.Fomos divididos em dois grupos, para que facilitasse o director de loja, nas suas explicações.Gostei da visita porque não estava mesmo á espera que fosse tão organizado.
    Visitamos os seguintes sectores:charcutaria, padaria, peixaria e o sector da carne.Todos os sectores estavam muito bem organizados, todos eles devidamente identificados (papéis de rastreabilidade), tudo estava super limpo e desinfectado.Dão grande valor ao trabalho de todos, por isso têm sucesso garantido e merecido.Gostei muito :D beijinho ;) Daniela Carvalho

    ResponderEliminar
  12. Finalmente! O prazo estava a ser largamente excedido! Contudo, gostei dos resumos, apesar de alguns erros ortográficos que há por aí e de usarem muito a palavra "produtivo"... Onde é que eu já ouvi isso?! Bem, parabéns à Andreia, Daniel, Fábio,Inês,Marisa, Nídia e Daniela Carvalho. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  13. Olá pessoal…
    Aqui vai o meu comentário acerca da visita de estudo ao Modelo.
    No inicio da visita, eu achei que a senhora que nos estava a fazer a visita (Teresa Santos) estava a tentar explicar-nos tudo ao pormenor, e eu até estava a achar interessante, mas visto que nos fez a visita toda assim começou a ser um bocado cansativo.
    A visita começou pela parte dos lacticínios, que era uma câmara só para esse fim, tinha de ter uma temperatura entre 0 e 5 ºC, e nesta câmara assim como em quase todas as câmaras havia um espaço para se por o material que não estivesse nas devidas condições, deste modo a que quando o fornecedor fosse lá visse aquilo e levasse para a empresa de onde vinha. Quando os produtos chegam ao Modelo vem em paletes mas estas são de madeira, e tem de ser retiradas dessas paletes e colocadas numas de plástico, o que no dia em que lá fomos, na câmara de lacticínios ainda não tinham sido substituídas.
    A seguir fomos visitar a padaria (seu funcionamento), vimos que o pão já vem pré –
    -cozido, vem congelado e depois é deixado uma noite toda a descongelar para no outro dia de manhã o poderem por no forno, este descongelamento acontece mas não vem do gelo e é colocado a temperatura ambiente, vem congelado mas depois e colocado numa câmara de refrigeração (descongelação lenta). Assim como os bolos que já vêm congelados, apenas os deixam descongelar.
    De seguida fomos ver a peixaria onde nos disseram que o peixe chega ao Modelo de madrugada, e quando sobra de um dia para o outro é recolhido para dentro de caixas com gelo (acondicionamento). E eles também tem de guardar os papeis dos lotes que colocam a venda, para que se houver algum problema o poderem retirar todos os exemplares com esse numero.
    Seguidamente fomos ver como e que estão os produtos de charcutaria, acondicionamento, temperaturas entre outros factores importantes.
    Ainda fomos ver no armazém como estão as frutas chegam ao supermercado, até serem colocadas a venda.
    Por fim fomos ver o armazém onde é guardado o restantes produtos, que já não e preciso uma temperatura mais baixa, visto que não se estragam a temperatura ambiente.

    ResponderEliminar
  14. Bem..como eu não pude ir á visita agora tenho que resumir os vossos textos,caros colegas!(Obrigado por terem escrito altos testamentos!),mas pronto...que seja!:S
    Por aquilo que já li aqui,em geral toda a turma achou uma vista fora do normal,mas muito produtiva!
    Ao inicio foram divididos em dois grupos,para ser mais facil "apresentar" o Hipermercado.
    Em 1º lugar foram ver a árca frigorifica,onde armazenam os produtos lácteos,enre os 0-5ºC.
    Depois foram para a zona da padaria,todos os pães e bolos vêm de fornecedores.De seguida foram á peixaria,explicaram-lhes que nos rotulos podem ver a origem do peixe,raça...
    Após o peixe foram á charcutaria,onde puderam observar a máquina de corte,arca de conservação..
    Na frutaria puderam observar a fruta embalada e a granel.Explicaram-lhes como é que a fruta deve ser identificadaa!
    Há produtos que são colocados em Stock,porque têm um prazo de validade mais curto,logo têm que ser vendidos mais rapidamente!
    Por fim foram até ao armazém , onde esão todos os restantes produtos guardados.
    Pelo que me informei ali pela Rita o Modelo colabora com alguns centros de caridade..Acho um gesto muito grateficante! :DD
    Gostava muito de ter ido,mas o meu joelho não quis ir..deve ter percebido que era longe para ir a pé..enfim..a minha parte acho que está concluida! :)
    Beijinhos á storinhaa e aos meus caros colegas! :DD*

    ResponderEliminar
  15. No passado dia 22 de Abril fomos visitar o Modelo de Tores Vedras.
    De início estava um pouco apreensiva, pensando que a visita não iria ter muito interesse. Mas no final acabei por verificar que foi mais produtiva do que eu imaginava.
    quando vamos ao supermercado não fazemos ideia de todo o processo que é necessário realizar para que tudo esteja perfeito à vista dos clientes.
    vimos vários sectores!
    quando chegamos fomos recebidos pela D. Teresa Santos (responsável pela secção dos frescos), que começou por nos mostrar o sector dos lacticínios que se mantêm a uma temperatura de 0 a 5ºC.
    De seguida dirigimo-nos à padaria onde observámos as arcas onde é armazenado o pão que já vem pré-cozido e congelado. Este é deixado a descongelar durante a noite para no outro dia de manhã ir ao forno para acabar de se cozido.Este descongelamento é efectuado á temperatura ambiente(descongelação lente).
    Posteriormente fomos ver a peixaria. Soubemos que o peixe chega de madrugada e quando sobra é acondicionado em caixas com gelo para ser vendido no dia seguinte.
    Visitamos depois o sector da charcutaria.
    Finalmente fomos ver o armazem onde são guardados os restantes produtos que não necessitam de uma temperatura tão baixa uma vez que estes não se deterioram á temperatura ambiente.
    Embora esta visita ao modelo não tenha sido muito vulgar, não deixou de ser muito interessante e produtiva.

    ResponderEliminar
  16. Ana Sofia... foi importante o cumprimento da tarefa que lhe foi pedida. Contudo, o cumprimento do prazo não foi conseguido. Aliás, é uma pena não se consiga organizar atempadamente, pois teria resultados muito melhores.

    ResponderEliminar
  17. Pois é, tenho que ser mais organizada...

    ResponderEliminar