sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Visita de estudo à Nigel

Na próxima 4ª feira, dia 24, teremos a nossa visita a uma Empresa de Ultracongelados, a Nigel. Deixo-vos aqui o site para consultarem, como curiosidade, e solicito que procurem as perguntas que preparámos para realizarem na visita.

http://www.nigel.pt/

6 comentários:

  1. Ja realizada a nossa visita aqui fica um pequeno resumo.
    Quando chegamos a NIGEL a nossa turma foi dividida (em dois grupos) para nao ser um grupo muito grande a visitar as instalaçoes! Nesta visita pudemos ver todo a processo desde o cais de recepçao até ao seu armazenamento.
    Cada sector tem as suas devidas temperaturas e havia até um tunel de congelaçao que estava a -34ºc (negativos).
    A NIGEL trabalha com varias marcas por exemplo a Gelnic, Boa Pesca, Icelandic, e com o grupo Auchan. O peixe que chega ao cais de recepçao é sempre inspeccionado tanto fresco como o congelado e é calibrado!
    A visita foi muito agradavel as nossas guias foram simpaticas esclareceram as nossas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. A nossa visita á NIGEL foi agradavelmente boa , ficámos a saber que a empresa existe há mais de 50 anos,sendo assim uma empresa familiar. Situada na zona piscatória, em Peniche.
    Demos inicio à visita na zona de recepção e percorremos as várias etapas até à zona de embalamento que é a ultima etapa do produto.

    Inês e Carina

    ResponderEliminar
  3. A NIGEL é uma empresa com mais de 50 anos. A empresa comercializa vários peixes mas os mais requisitados, entre outros,são o polvo, sardinha e carapau.
    50% das vendas são para mercado nacional, enquanto que os outros 50% são para exportação.
    A empresa faz análises exteriores pois não se justifica financeiramente ter um laboratório.
    Tudo começa na sala de recepção onde as matérias primas e o calibre são verificados. Depois da pesagem, é feita a rastreabilidade(temperatura, estado de acondicionamento da matéria prima)e caso, esteja em condições, o produto vai para a câmara congeladora. Seguidamente vai para a sala de preparação onde sofre uma semi-descongelação. A partir daqui o produto sofre as devidas transformações.No fim, o produto é embalado e congelado.
    As sobras de peixe são aproveitadas como importantes matérias primas para outras empresas para fazer rações de animais.
    Gostámos da visita à NIGEL , porque foi importante , para termos noção do funcionamento de uma empresa de congelados, logo contribuiu para o nosso conhecimento da área em que estudamos.
    Daniela Carvalho nº11
    Daniela Mendonça nº12
    Paula Antunes nº19

    ResponderEliminar
  4. No dia 24 de Fevereiro fizemos uma visita de estudo à empresa Nigel, fomos recebidos pela Engenheira Elsa Nicolau que nos explicou, no geral, como surgiu a empresa e os pormenores que dizem respeito ao Controlo e Qualidade.
    De seguida fomos divididos em dois grupos para fazermos a visita, guiada por uma funcionária da empresa que nos explicou todos os processos que ocorrem desde que chega um produto até que sai.
    De todas as secções que vimos as que mais gostamos foram a zona de embalamento, a zona de refrigeração e a zona de corte.
    Concluindo assim que a vista foi produtiva.


    Rita Botelho
    Bruna Martins
    Bruna Silva
    Nidia Reis

    ResponderEliminar
  5. A nossa visita de estudo foi, quanto a nós, muito produtiva.
    Quando nos apresentámos nas instalações da NIGEL á hora combinada fomos recebidos com a simpatia que ao momento se adequava. A Dr. Elsa Nicolau que é neta do fundador desta empresa familiar recebeu-nos e encaminhou-nos para uma sala onde nos falou de vários aspectos da empresa e do controlo da qualidade na mesma. Posto este primeiro momento a turma foi dividida em dois grupos que foram correctamente equipados com bata, touca e protecção para os pés se dirigiram para a zona de trabalho/fabril. Durante a visita propriamente dita tivemos a oportunidade de visualizar os métodos de trabalho bem como a organização que este envolve. Á medida que iamos passando pelos diversos sectores ia-nos sendo explicado o modo de funcionamento de cada um dos mesmos (maquinas e operadores.
    Celso Santos nº 8
    Fábio Correia nº 13

    ResponderEliminar
  6. Quando chegamos à Nigel, a Engenheira Elsa Nicolau fez-nos uma breve introdução à empresa.
    A empreza foi fundada por José Nicolau em 1958 comemorando 50 anos em 2008, durante estes anos a Nigel assistiu a um crescimento exponencial. Provavelmente, muito para além das melhores expectativas do seu fundador, que começou por vender na sua região natal de Torres Vedras o peixe que ia adquirir a Peniche.
    Um início modesto, sem dúvida. Mas a vontade e determinação inabaláveis, aliadas à experiência entretanto acumulada, permitiram à Nigel dar um grande salto.
    A Nigel quando iniciou a sua actividade dedicava-se exclusivamente ao mercado interno. O início da exportação dá-se em 1968/69. A Nigel possui largos anos de experiência no sector e com uma vasta tradição no mercado dos congelados. Por isso o seu reconhecimento quer a nível nacional, como a nível internacional, pela qualidade.
    Neste momento a exportação representa 45% das suas vendas.
    A Nigel trabalha essencialmente com pescado adquirido na costa portuguesa. Para além de peixe e mariscos trabalha também com legumes e recentemente colocou no mercado uma gama de refeições prontas.
    Os produtos Nigel são comercializados essencialmente sob 3 marcas distintas: Nigel; Nipeixe e Gelnic. A Nigel trabalha também para outras marcas, de acordo com as necessidades de cada cliente.
    A nossa turma foi dividida (em dois grupos) para não ser um grupo muito grande a visitar as instalações da empresa! Nesta visita tivemos oportunidade de ficar a conhecer todo a processo desde a selecção da matéria-prima, passando pelo processamento, até à expedição final.
    A visita foi muito interessante!
    Este resumo, para além de ser baseado no que nos foi explicado pela Engenheira Elsa Nicolau, contém também algumas curiosidades que se encontram no site da empresa!
    www.nigel.pt
    Ana Sofia, Andreia, Jessica, Marta

    ResponderEliminar