segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Módulo 4 - Esterilização


Olá a todos! Já tinham saudades? Ah pois é... Aqui está o novo desafio, o qual vai ser cotado de "0 a 20" e que vai permitir a creditação de 1 aula de 45 minutos (como expliquei na aula).
A vossa tarefa é a seguinte:
- procurar um vídeo na Internet (ex: youtube) onde esteja presente uma explicação ou uma exemplificação de um método de esterilização, seja ele físico (Calor húmido; calor seco; filtração; ionização) ou químico.
- Colocar o link do vídeo aqui no blog. Atenção!!! Não quero mais do que 2 links iguais, por isso apressem-se na pesquisa!
- Entregar, impresso, um documento onde justifiquem a escolha do vídeo, explicando o método abordado, a sua importância, vantagens e desvantagens.
Bom trabalho!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita de estudo ao bar da escola


A visita de estudo foi guiada pela D. Crisália e D. Cristina e realizou-se no dia 18/12/2009 entre as 14:00h e as 15:e 30h.
Os objectivos da nossa visita penderam mais para o sector da congelação e refrigerção.
No campo da congelação não há muito para dizer a não ser o facto de que é expressamente proibido congelar alimentos no bar, uma vez que desagrega as qualidades dos produtos ali vendidos. Sendo assim as ditas "sobras" de um dia para o outro vão para o lixo pois o bar só comercializa produtos frescos e não congelados.(excepção feita aos gelados que têm de estar acondicionados a uma temperatura regular entre os -18 e os -20).
Outro ponto da visita foi a refrigeração, tendo sido este o ponto de foco principal. Foi-nos explicado com detalhe que, como na arca de gelados, as temperaturas são controladas diariamente, de manhã e ao final da tarde, nos três frigorificos existentes no bar.(temperaturas controladas entre os 4º no max e 0º no min).
No bar da escola foi-nos ainda explicado que existe rotação de stock de acordo co o HACCP que é implmentado há três anos. Todos os funcionários do bar têm formação em HACCP e o bar tem vistorias mensais feitas por engenheiros especializados. Os funcionários fazem a higiene pessoal e do equipamento e registam-no na folha, para o devido efeito, diariamente. Além de tudo isto existe também um controlo de pragas que é efectuado por uma empresa especializada.
No bar da escola é realizada uma selecção a partir de uma lista disponibilizada pelo Ministério da Educação correctamente legislada. Produtos como frutas em pedaços têm que ser comercializados em recipientes em doses individuais e devidamente rotulados. A fruta inteira é comerciaizada em saco individual e as sandes são preparadas para estarem expostas o menos tempo possivel.

CURIOSIDADE: A arca congeladora garante congelação durante cinco horas após uma falha de luz.

Fábio Correia Nº 13 T: PTPCQA

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que é isto???


Desafio: Quero ver quem explica melhor...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Relatório da visita de estudo ao bar da escola



No dia 18 de Dezembro de 2009, pelas 15h e 45m a turma do 11ºPCQA realizou uma visita de estudo ao bar da escola, orientada pela dona Cristina.
Nesta visita pudemos verificar que o bar
da escola está a começar a implementar o HACCP.
Segundo a dona Cristina a DREL está preocupada com a
obesidade nas escolas então para que esse problema diminuísse foram impostas medidas para o bufete, tais como: só podem servir alimentos com menos de 50% de teor de gordura; os chocolates só podem ter 50g entre outras.
Pudemos constatar que a nossa escola tem preocupação com a higiene e com a conservação dos alimentos, por isso, todos os alimentos que vêm de fora têm de ser controlados; já dentro do bar o control
o continua a nível da temperatura e data de validade que tem de ser verificada regularmente.
Ao que pudemos apurar têm plano de higiene, onde possuem fichas, sobre como deve ser efectuada e com que detergentes deverão fazer a limpeza, em lugar visível.
A nível dos funcionários/manipuladores de alimentos têm de estar cuidadosamente equipados e p
ossuem formação de tudo (como limpar as mãos e sobre manuseamento de alimentos), além disso são os mesmos que verificam as temperaturas e registam a que horas foi feita e por quem.
No bar da nossa escola não há reaproveitamento dos alimentos, ou seja, não são congelados, todos os alimentos são frescos. Caso não se vendam são dados ou mandados para o lixo. Para que isso não
aconteça fazem rotação do stock.
No que diz respeito aos equipamentos de refrigeração, por exemplo o frigorífico, só podem ser colocados legumes, frutas, etc. No congelador que pertence ao frigorífico nada pode ser colocado no seu interior a não ser gelo. Além disso também existe uma arca congeladora em que só são lá
colocados gelados.
Para um melhor controlo dos produtos todos têm uma ficha técnica.
Na minha opinião o bar da escola tem vindo a m
elhorar em alguns aspectos como por exemplo nos produtos expostos que têm vindo a ser mais saudáveis.
Após esta visita pudemos ficar a saber que o bar tem uma empresa para tratar das pragas e também para prevenir. E também que, de um modo geral, os alunos têm vindo a preferir pão a bolos e que se verifica um
aumento de consumo de iogurtes e de leite.
Com esta visita de estudo pudemos ficar a conhecer como
funciona o bar da nossa escola e como é seguro comer no bar.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Módulo 3 - Utilização do frio alimentar

Ora bem-vindos! Bom ano 2010!
No módulo 3 estamos a estudar a refrigeração e congelação. Já fizemos algumas actividades interessantes... Aguardo a sua divulgação!